25/7/2013

Principais dúvidas sobre o Crédito associativo:


1. O que é o crédito associativo?
O crédito associativo é o financiamento à produção de imóveis concedido pela Caixa Econômica Federal. Para tanto esta exige formação de um grupo, cujos financiamentos, FGTS e subsídio somam o custo da obra mais toda a área comum do empreendimento garantem o pagamento do empreendimento pelo próprios compradores.
2. Qual a diferença entre financiamento tradicional e crédito associativo?
O financiamento tradicional é aquele em que o cliente efetua o financiamento junto ao banco somente após a entrega das chaves. Já o crédito associativo acontece assim que a Caixa Econômica libera as analises do empreendimento quando todos clientes são convocados para a contratação do financiamento que acontece antes do inicio das obras, uma vez que estes recursos serão utilizados para o pagamento da construção de empreendimento, logo o nome – crédito associativo.
3. Porque o crédito associativo dá mais vantagens para o cliente?
Ele oferece mais vantagens porque a Caixa efetua análise técnica e jurídica do empreendimento e mantém sob sua gestão os recursos necessários para a conclusão das obras e legalização do empreendimento, além de efetuar vistorias mensais na obra para liberação dos recursos. O cliente conta também com o Seguro de garantia de término de obra, além dos seguros que cobrem desemprego e morte e invalidez permanente, que no caso de morte ou invalidez permanente o financiamento é quitado.
Desta forma, os clientes ficam seguros que seus financiamentos serão liberados antes mesmo da obra se iniciar evitando surpresas ao final da construção como no financiamento tradicional.
4. Quais as “desvantagens” do crédito associativo?
A Caixa é bastante exigente. Todo processo de aprovação do financiamento dos clientes que aconteceria ao final das obras passa agora a ser exigido antes, podendo em alguns casos gerar atrasos no inicio das obras caso os clientes não cumpram com as exigências da Caixa. Por essas razões é possível que um empreendimento demore um pouco mais que o normal para ter suas obras iniciadas e o contrato com a Caixa assinado.
5. Porque a Caixa nega um financiamento, ou aprova um valor abaixo ou acima do proposto ?
A Caixa não divulga a política de crédito aplicada, entretanto ela deixa claro que o histórico de crédito, endividamento e até mesmo a conjuntura econômica influenciam na aprovação e definição de limites. Esta informação é confidencial e a Caixa não comunica as razões para o incorporador ou o cliente. Temos que apenas aplicar a decisão tomada por ela.
6. Quais são as requisições para o cliente ter o crédito aprovado pela Caixa e assinar o contrato?
Não ter o nome no SPC/Serasa até o dia da assinatura do contrato
Estar com a situação regular perante a Recita Federal
Documentação:
i. RG e CPF
ii. Certidão de casamento ou nascimento atualizada com menos de 3 meses
iii. Comprovante de endereço com no máximo 30 dias
iv. Declaração do empregador caso trabalhe fora do município onde está comprando o imóvel ou a sede da empresa não se situe no município.
v. Hollerith dos últimos 3 meses, com atualização mensal até a assinatura com a Caixa
vi. Declaração de IR caso o salário seja maior que R$ 1500.
vii. Ter renda LIVRE o suficiente para pagar o financiamento, porém esta é uma avaliação da Caixa. Para se obter a renda livre deve-se descontar outros financiamentos, parcelamentos de cartões, empréstimos com bancos, pensões, aluguel e outras contas básicas.


1