1. Quais são os fatores que podem causar atrasos nas obras?


Construtora Altana: Em geral, as obras de um empreendimento podem ser afetadas, em menor ou maior grau, por elementos que fogem ao controle da construtora como: Chuvas, Greves, Falta de material, Necessidade de adaptações no projeto original, ou em um caso mais remoto, greve da Caixa Econômica Federal inviabilizado o pagamento da obra ou em órgãos públicos prejudicando a emissão de documentos.

2. De quais fatores depende a entrega das chaves da minha unidade?


Construtora Altana: A entrega das chaves depende principalmente da quitação PLENA da unidade e da emissão dos documentos e autorizações do Poder Público e Cartório de Imóveis, após o final das obras.

3. Caso eu queira visitar a obra, como devo proceder?


Construtora Altana: Não é permitido o acesso à obra durante a fase de construção, fundamentalmente por questões de segurança. Somente após concluídas as unidades é que a ALTANA chama os clientes para uma pré-vistoria, a fim de conhecerem e tirarem as medidas finais de cada unidade.

4. Qual é o montante que deve estar quitado antes da entrega das chaves?


Construtora Altana: O montante total. As chaves não serão entregues enquanto houver saldo em aberto, conforme mencionado no item 2. Importante frisar também que a ALTANA não parcela nem financia valores em aberto por conta própria, cada cliente deve pagar de seus recursos ou via financiamento quando convocado.

5. Como funciona o processo de financiamento junto à CEF? Qual a importância desta aprovação dentro do contexto geral de compra e entrega do meu apartamento?


Construtora Altana: Existem 2 processos de financiamento:
O primeiro diz respeito à obra, no qual a CEF deve aprovar o empreendimento para só então autorizar que os clientes façam seus financiamentos individuais.O segundo se refere aos financiamentos individuais dos clientes, nos quais cada cliente tem de atender a convocação da Altana e repassadora no prazo de 15 dias para quando chamados tenham seu credito aprovado e o financiamento liberado.
Isto ocorre pela necessidade de se formar um tipo de crédito chamado de Credito ASSOCIATIVO, que é autorizado apenas quando há um GRUPO DE CLIENTES APROVADOS. Este tipo de crédito permite preços e condições de pagamento diferenciadas, trazendo benefícios para os compradores.

6. O que é o INCC e qual é a função deste índice no contrato do meu novo apartamento? Isto é algum tipo de juros?


Construtora Altana: Em primeiro lugar, um esclarecimento: o INCC NÃO É JUROS!
INCC é o Índice Nacional da Construção Civil - Ele regula a evolução dos preços dos insumos relacionados ao setor da construção civil, assim como o IGPM serve para reajustar os contratos de aluguel.
O INCC serve para acompanhar a evolução dos preços dos materiais e produtos que serão investidos ao longo da obra, que se estende por um período longo (mais de 2 anos). Como os contratos de compra não são feitos A VISTA e sim a prazo, o valor da venda fica defasado e deve ser reajustado de acordo com a evolução do índice ate a conclusão da obra. Após a conclusão, o índice é trocado pelo IGPM e adicionado 1% de juros ao mês conforme previsão legal.

7. Se houver problemas com a infraestrutura da minha unidade, a quem devo recorrer?


Construtora Altana: Conforme cada cliente é instruído no ato da entrega da unidade, juntamente com o manual do proprietário, ele deve registrar via fax, carta ou email a solicitação de vistoria da sua unidade para averiguação do suposto dano. Caso seja procedente a solicitação, e estando dentro do período de garantia do item, o mesmo será reparado. Caso seja solicitada vistoria e o problema for constado como fruto de mau uso ou conservação, bem como fora da garantia, será cobrada a visita técnica do engenheiro conforme previsto em contrato.

8. Quais são os prazos de conclusão da minha unidade?


Construtora Altana: O prazo varia de acordo com a data de assinatura do credito associativo e da quitação das pendências financeiras.

9. Todas as fases de aprovação do empreendimento dependem apenas da Construtora? Quais são os outros?


Construtora Altana: O empreendimento é subordinado a uma serie de aprovações, que vão desde a liberação do crédito associativo pela CEF antes do inicio de obra, passando pelo Corpo de Bombeiros, Prefeitura, INSS e Cartório de Registro de imóveis e novamente a CEF ao final do processo.

10. Assinei o contrato e paguei todas as prestações devidas, mas o financiamento ainda não saiu. O que devo fazer?


Construtora Altana: É necessário se verificar o motivo da não liberação. É dever do cliente prestar TODAS as informações requeridas pela Caixa Econômica Federal através dos documentos exigidos nos prazos, bem como que não possuir nenhuma pendência em seu nome. A grande maioria dos problemas com o financiamento resultam justamente destes dois fatores.

1. O que é o crédito associativo?


Construtora Altana: O crédito associativo é o financiamento à produção de imóveis concedido pela Caixa Econômica Federal. Para tanto esta exige formação de um grupo, cujos financiamentos, FGTS e subsídio somam o custo da obra mais toda a área comum do empreendimento garantem o pagamento do empreendimento pelo próprios compradores.

2. Qual a diferença entre financiamento tradicional e crédito associativo?


Construtora Altana: O financiamento tradicional é aquele em que o cliente efetua o financiamento junto ao banco somente após a entrega das chaves. Já o crédito associativo acontece assim que a Caixa Econômica libera as analises do empreendimento quando todos clientes são convocados para a contratação do financiamento que acontece antes do inicio das obras, uma vez que estes recursos serão utilizados para o pagamento da construção de empreendimento, logo o nome ? crédito associativo.

3. Porque o crédito associativo dá mais vantagens para o cliente?


Construtora Altana: Ele oferece mais vantagens porque a Caixa efetua análise técnica e jurídica do empreendimento e mantém sob sua gestão os recursos necessários para a conclusão das obras e legalização do empreendimento, além de efetuar vistorias mensais na obra para liberação dos recursos. O cliente conta também com o Seguro de garantia de término de obra, além dos seguros que cobrem desemprego e morte e invalidez permanente, que no caso de morte ou invalidez permanente o financiamento é quitado.

4. Quais as ?desvantagens? do crédito associativo?


Construtora Altana: A Caixa é bastante exigente. Todo processo de aprovação do financiamento dos clientes que aconteceria ao final das obras passa agora a ser exigido antes, podendo em alguns casos gerar atrasos no inicio das obras caso os clientes não cumpram com as exigências da Caixa. Por essas razões é possível que um empreendimento demore um pouco mais que o normal para ter suas obras iniciadas e o contrato com a Caixa assinado.

5. Porque a Caixa nega um financiamento, ou aprova um valor abaixo ou acima do proposto?


Construtora Altana: A Caixa não divulga a política de crédito aplicada, entretanto ela deixa claro que o histórico de crédito, endividamento e até mesmo a conjuntura econômica influenciam na aprovação e definição de limites. Esta informação é confidencial e a Caixa não comunica as razões para o incorporador ou o cliente. Temos que apenas aplicar a decisão tomada por ela.

6. Quais são as requisições para o cliente ter o crédito aprovado pela Caixa e assinar o contrato?


Construtora Altana: Não ter o nome no SPC/Serasa até o dia da assinatura do contrato
Estar com a situação regular perante a Recita Federal
Documentação:
I. RG e CPF
II. Certidão de casamento ou nascimento atualizada com menos de 3 meses
III. Comprovante de endereço com no máximo 30 dias
IV. Declaração do empregador caso trabalhe fora do município onde está comprando o imóvel ou a sede da empresa não se situe no município.
V. Hollerith dos últimos 3 meses, com atualização mensal até a assinatura com a Caixa
VI. Declaração de IR caso o salário seja maior que R$ 1500.
VII. Ter renda LIVRE o suficiente para pagar o financiamento, porém esta é uma avaliação da Caixa. Para se obter a renda livre deve-se descontar outros financiamentos, parcelamentos de cartões, empréstimos com bancos, pensões, aluguel e outras contas básicas.

Nome*:      E-mail*:  
Telefone: -      Assunto:  
Mensagem*: